Nossa história

Quando iniciamos a nossa caminhada, lá nos idos de 2001, pouca gente falava da cidadania italiana, a internet dava seus primeiros passos, o Google engatinhava e buscavámos apenas as origens de nossa família de modo a preencher os ramos vazios da árvore genealógica. As buscas eram 'no braço', não existiam as facilidades proporcionadas por bases de dados catalogadas e com documentos digitalizados como Family Search, Ancestry ou My Heritage.

 

Esse processo penoso foi se desenrolando por um Tio, aquele Tio cheio de energia, recursos e principalmente tempo, foi ele quem levou a busca até o último documento, a última informação, que meteu as caras e foi para Itália lutar por um direito de todo o ítalo-descendente: o reconhecimento da cidadania italiana.

 

Não foi simples! As dificuldades com o idioma, a resistência das autoridades locais, a falta de manuais, pessoas com quem se aconselhar, tudo isso foi na raça, no trabalho duro de pesquisa e o de nunca aceitar um NÃO como resposta. Levou mais de 3 anos entre pesquisas e a conclusão do processo via administrativa, mas o mais importante é que ele conseguiu! Foi o segundo processo concluído naquele Comune.

 

MAS o êxito veio apenas para alguns poucos da família. Nosso caso dividia-se entre nascidos antes e depois de 1948, 4 filhos da mesma pessoa que, pelas regras em vigor até hoje, deveriam pedir pela via administrativa ou pela via judicial.

 

Para os que puderam utilizar a via administrativa, a pasta da família arquivada no Comune ajudou a agilizar os processos que não duraram mais do que 4 meses. Já para os descendentes daqueles nascidos antes de 1948, começou um outro processo de pesquisa.

 

Tivemos que buscar alternativas, investir em viagens, novos contatos, mais pesquisas, já que o nosso futuro seria apenas pelo até então pouco conhecido caminho do reconhecimento via judicial. Os custos da contratação de um advogado em Euros não eram baratos, o trabalho para consularização dos documentos complicado, com filas e demora nos consulados. A dificuldade do idioma também estava presente na contratação de um advogado italiano pois raros os que falavam português ou inglês e o nosso italiano ainda era básico. Como ter certeza que o profissional dominava a matéria? Que ele já teve ou de que teria sucesso? Quanto tempo levaria? Eram tantas as dúvidas e tão poucas respostas.

 

As primeiras consultas foram um desastre. A pior delas foi um diagnótico superficial que solicitou documentos completamente desnecessários para o nosso processo, e isso vindo de um advogado que teve êxito com outros amigos! Perdemos ANOS pensando que não poderíamos solicitar o reconhecimento até que, por milagre, um primo ficou sabendo de um caso parecido que nos permitiria finalmente seguir adiante.

 

Essa informação deu origem a uma nova leva de conversas, mais pesquisas até que, com a decisão tomada, investimos na renovação dos documentos, traduções e no ajuizamento do processo. Ao final de 2 anos, entre reagendamentos e trocas de juízes, a sentença final foi prolatada procedente e encaminhada para transcrição no Comune. Só respiramos aliviados quando recebemos nossos Certificato di Nascita.

 

No dia a dia, apesar de todos os avanços em termos de comunicação e acesso à informação, blogs, sites, grupos de WhatsApp ou Facebook, nem todos tem a sorte de ter esse 'tio', nem todos contam com esse 'primo', nem todos dispõe de dinheiro, tempo ou conhecimento para vencer cada etapa desse processo.

 

Antes de transformar nossa experiência pessoal numa atividade comercial, demos dicas e conselhos para vários amigos e conhecidos, pois queríamos dividir esse conhecimento adquirido, mas nem todo mundo consegue acompanhar, o quotidiano corrido, os afazeres domésticos, tudo isso tira o foco de muita gente.

 

Assim, a Tuttidoc foi idealizada para ajudar você a não se preocupar com os detalhes e a burocracia envolvida nos procedimentos de reconhecimento da cidadania italiana, e é formada por uma equipe enxuta de profissionais italianos e brasileiros, com diferentes experiências mas que dividem a mesma paixão de ajudar outros a chegar lá como nós chegamos!

 

Amantes da pizza entenderão o que significa PRATICIDADE! Sim, foi porque também amamos uma boa pizza que pensamos em deixar sua vida bem menos complicada e mais prática, porque a busca pela história da família e do reconhecimento da cidadania italiana nem sempre é dos mais fáceis.

 

Estamos aqui para assessorá-lo com todo o processo de reconhecimento, desde o preparo dos documentos (busca, requisição, tradução, apostilamento), na definição e materialização do seu pedido (via judicial ou administrativo), no cadastro e atualização do A.I.R.E (endereço, registro civil, filhos, etc), na naturalização por casamento, até a emissão do passaporte italiano.

 

Sabemos que nossos clientes muitas vezes residem, ou planejam residir, em outros países europeus ou até mesmo nos Estados Unidos. Por esse motivo nos cercamos dos melhores parceiros em soluções de câmbio, estruturação jurídica, contábil e empresarial. Tudo visando reduzir custos e permitindo que mais gente possa concretizar seus projetos de vida.

 

Com o nosso perfil diferenciado, os clientes logo notam que fazemos nosso trabalho de modo artesanal. Um a um. Só assim conseguiremos atingir o nível de excelência que supere expectativas e resolvam os problemas que nós também já enfrentamos.

 

Nossa missão é dar a melhor e mais completa resposta às suas necessidades, não se limitando às opções básicas oferecidas por agentes, despachantes e advogados de imigração.

 

O que você precisa? Prático como pedir pizza em casa, basta escolher dentre nossos serviços especializados e o resto a gente corre atrás pra você com muito carinho, profissionalismo e dedicação!

 

Trabalharemos de coração pelo seu sucesso!